CONECTANDO NEGÓCIOS E EXPANDINDO FRONTEIRAS
Oferecemos soluções personalizadas de importação e exportação para apoiar novos negócios internacionais.

CAFÉ

O Brasil é o maior exportador de café do mercado mundial e ocupa o segundo lugar entre os países que consomem a bebida. O Brasil responde por um terço da produção mundial de café, tornando-se o maior produtor mundial, posição que ocupa há mais de 150 anos. O setor cafeeiro brasileiro é um dos mais exigentes do mundo, em relação às questões sociais e ambientais, e há uma preocupação em garantir uma produção cafeeira sustentável. O negócio de café é desenvolvido com base em rígidas regulamentações trabalhistas e ambientais.

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo e está presente no dia a dia de milhões de brasileiros desde o início da manhã. Entretanto, existe uma grande variedade de sabores, tipos, processos e categorias de café no mercado.

Nosso país lidera como um dos maiores produtores e exportadores de café do ranking mundial. De todos os estados, Minas Gerais é o que mais produz e exporta café, além de abranger praticamente a metade da produção nacional. Atualmente, os grãos de café mais produzidos no Brasil são o arábica e o conilon (ou robusta).

As variedades de café arábica e café conilon vêm de mutações naturais ou do melhoramento genético. Normalmente, os brasileiros consomem os grãos de café arábica e conilon misturados. Entretanto, o café arábica tem encontrado espaço entre os amantes do café gourmet por ser levemente ácido e adocicado. Já o grão conilon apresenta nuances de chocolate e é perfeita como café instantâneo.

Principais variedades de café

café acaiá apresenta frutos vermelhos, com maturação uniforme e média precocidade. Sua bebida é frutada e suave. Já o café catuaí é um dos mais cultivados, no Brasil, acima de 1.000 metros de altitude. A bebida do catuaí vermelho apresenta mais corpo do que a do catuaí amarelo. Quanto ao café icatu, sua maturação varia entre média e tardia. Com grande resistência à ferrugem, essa variedade produz frutos vermelhos ou amarelos. Por fim, o café bourbon merece destaque, como café do tipo arábica, adocicado, com acidez equilibrada, sabor suave, mas aroma forte.