Ao navegar neste site, você aceita os cookies, nossos termos de uso, e política de responssabilidade, que usamos para melhorar sua experiência.
FARINHA DE TRIGO

Um dos ingredientes mais presentes nas cozinhas do mundo todo, o trigo é peça fundamental de pratos amados como pães, bolos e massas. Esse alimento milenar é utilizado desde o Antigo Egito e continua fazendo sucesso, hoje disponível no mercado em diferentes versões. A característica central é que, dentre os grãos, a farinha de trigo é única em sua grande capacidade de produzir glúten. Essa proteína dá força e elasticidade à massa sendo responsável pela textura e maciez que a gente conhece e adora.
Melhor farinha de trigo
Isso depende da receita a ser preparada. É importante saber que a grossura da moagem influencia diretamente no resultado final. Para saber a grossura do processo realizado no produto, basta consultar um número contido no rótulo da farinha de trigo. Em suma, quanto maior o número, mais grossa é a farinha. Já as mais fininhas são menos integrais e menos completas.
A farinha super fina, por exemplo, é recomendada para preparar pães de maneira mais fácil. Já a farinha integral, embora exija mais conhecimento no preparo, contém nutrientes interessantes. Mas, de modo geral, o trigo é um alimento cheio de substâncias importantes, como as vitaminas do complexo B, o potássio, o fósforo e o magnésio.
Tipos de trigo
Existem diferentes maneiras de classificar o trigo. Pela qualidade da farinha, tipo, ou pela qualidade do grão. Uma das classificações mais comuns é feita pela dureza do endosperma. Assim, eles podem ser de três tipos:
- Trigo duro: possui um alto teor de proteína e é utilizável para farinha de pão. Os grãos de amido são duros e não quebram durante o processo de moagem.
- Trigo mole: nesse caso, os grãos de amido quebram durante moagem. São usados para pão francês, biscoitos e farinha, por exemplo.
-Trigo Durum: seus núcleos têm coloração escura, são ricos em glúten, e recomendados para pães e massas.