CONECTANDO NEGÓCIOS E EXPANDINDO FRONTEIRAS
Oferecemos soluções personalizadas de importação e exportação para apoiar novos negócios internacionais.

LEITE EM PÓ

Além de toda a representatividade do leite em pó no mercado nacional, este produto também é muito comercializado no mercado internacional, devido a sua maior disponibilidade logística. Os principais países exportadores são: Estados Unidos, União Européia, Nova Zelândia, Argentina e Uruguai; já os importadores são: o Brasil, China, Tigres Asiáticos, e os países produtores de petróleo, como a Argélia.

Em 2021, o Brasil importou 51.842 toneladas de leite em pó integral e 23.946 toneladas de leite em pó desnatado, ou seja, ao todo 75.788 toneladas de leite em pó foram importadas. Os principais países que o Brasil importa são os países do Mercosul, como a Argentina e o Uruguai. No mesmo ano, o Brasil exportou, ao todo, 3.926 toneladas de leite em pó.

Portanto, a dinâmica da balança comercial demonstra que o país é predominantemente importador se tratando desse derivado lácteo, e consequentemente os valores dos produtos importados são relevantes para a formação do preço em nosso país.

A ampliação das importações e/ou diminuição das exportações, aumentam a oferta de leite no mercado interno, o que tende a diminuir os preços praticados pelo produto. A diminuição das importações e/ou aumento das exportações, por sua vez, diminuem a quantidade de leite disponível no país, o que tende a levar a maiores valores nas negociações pelo produto.