CONECTANDO NEGÓCIOS E EXPANDINDO FRONTEIRAS
Oferecemos soluções personalizadas de importação e exportação para apoiar novos negócios internacionais.

ÓLEO DE COLZA REFINADO

O óleo de colza é extraído das sementes de colza, uma planta pertencente à família das brassicáceas. Este óleo tem uma textura viscosa e uma cor parda-escura antes de ser refinado. Na Europa, que atualmente é o principal produtor, o seu cultivo teve início a grande escala a partir da segunda guerra mundial, assim como também em Canadá, outro grande produtor.

O óleo de colza vem sendo utilizado na preparação de inúmeros produtos há várias décadas e de facto é o terceiro óleo vegetal mais consumido no mundo. Como sempre aconselhamos, há que prestar especial atenção aos ingredientes que aparecem no rótulo dos produtos que consumimos habitualmente, já que muitos fabricantes hesitam em chamar o óleo de colza pelo seu nome, usando termos como “óleo de nabina”, “óleo de nabiça” e até mesmo “óleo de canola”, um tipo de óleo de colza melhorado desde a sua origem.

Apesar de apresentarem um aspeto similar, a planta de canola e a de colza são muito diferentes. Científicos canadenses usaram o método tradicional de hibridação de plantas para eliminar os compostos tóxicos da colza, nomeadamente uma substância perigosa chamada ácido erúcico, e criaram assim a canola, contendo somente traços de ácido erúcico e glucosinolato, além de um perfil peculiar de ácidos gordos rico em ácido oleico e reduzido em gorduras saturadas.

Composição nutricional do óleo de colza

O óleo de colza é um óleo muito insaturado, sendo uma das gorduras vegetais com menor teor em ácidos gordos saturados (aproximadamente 7% do total das gorduras) e com elevado teor em ácidos gordos poli-insaturados (28%), portanto, é muito sensível à oxidação. É rico em ácido oleico; sim, o que é característico do azeite de oliva, que sem chegar aos níveis deste, os que contém o óleo de canola não são nada desdenháveis.

Quanto ao seu perfil vitamínico, cabe destacar o seu teor de vitamina E e tal como o resto de óleos vegetais, o óleo de colza não contém minerais.