CONECTANDO NEGÓCIOS E EXPANDINDO FRONTEIRAS
Oferecemos soluções personalizadas de importação e exportação para apoiar novos negócios internacionais.

OURO

No Brasil, o setor gera 200 mil empregos, responde por 4% do Produto Interno Bruto, exporta US$ 50 bilhões por ano, valor correspondente a 25% da pauta de exportação do país, e juntamente com a agricultura, é hoje um dos motores que mantém a economia em movimento.

Em relação a exportação, os números passaram de 5 bilhões de dólares em 2020 para 5,3 bilhões de dólares em 2021, tendo um aumento de 8%. Foram 98,9 toneladas em 2020 e 103,9 toneladas exportadas em 2021, correspondendo a 9% das exportações totais.

Hoje, o mercado primário de ouro no Brasil encontra-se em boa parte regularizado. Das 90 toneladas produzidas pelo Brasil todo ano, mais de 75% provem de grandes mineradoras que cumprem rigorosamente a legislação ambiental. Infelizmente a quase totalidade dessa produção é voltada à exportação com baixo valor agregado.

O grande desafio que se coloca hoje, é a regularização da produção garimpeira proveniente de milhares de trabalhadores autônomos, dispersos geograficamente, operando em precárias condições de organização, utilizando-se de técnicas rudimentares, com baixa produtividade e, usualmente, comprometendo o meio ambiente.