Ao navegar neste site, você aceita os cookies, nossos termos de uso, e política de responssabilidade, que usamos para melhorar sua experiência.
PRATA

A maior parte da prata produzida hoje é um subproduto da mineração de cobre, chumbo e zinco. A prata ocorre dentro dos minérios desses metais de uma das seguintes maneiras:
Substituindo um dos íons metálicos na estrutura atômica do minério;
Ocorrendo como uma inclusão de prata nativa ou um mineral de prata dentro do mineral de minério. O valor desta prata menor dentro do minério pode exceder o valor do metal primário dentro do minério.
Principais usos da prata
Os principais usos da prata são:
- moedas;
- espelhos;
- talheres;
- joalheria;
- odontologia;
- soldas;
- explosivos;
- chuvas artificiais;
- óptica;
- fotografia;
- germicida;
- objetos ornamentais;
- ligas com cobre.
Para joias e objetos ornamentais, usam-se ligas com 10% de cobre (prata 90 ou prata 900) ou, mais frequentemente, com 95% de prata (prata 950). Um dos principais usos atuais e um possível aumento de demanda desse minério está relacionado a sua utilização para a fabricação de placas fotovoltaicas.
Como a energia solar e o estímulo para produção de energia limpa está cada vez maior, esse pode se tornar um uso importante do minério de prata e pode também gerar estimulo para que mais mineradoras e empresas invistam em projetos relacionados a esse minério.