CONECTANDO NEGÓCIOS E EXPANDINDO FRONTEIRAS
Oferecemos soluções personalizadas de importação e exportação para apoiar novos negócios internacionais.

O Crescimento das Exportações do Mel Brasileiro

O cenário positivo das exportações de mel. Os Estados Unidos compram 80% do mel produzido no Brasil, sendo o maior importador do país.

Mercado Internacional de Mel

Os produtores de mel vivem um bom momento no Brasil com o aumento das exportações. A procura  internacional de mel é muito grande e o mel brasileiro é reconhecido pela sua qualidade, mas se quisermos sustentar esse crescimento teremos que garantir uma produção constante e tentar valorizar mais o nosso produto. 
De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o mel brasileiro obteve crescimento significativo em suas exportações , apresentando 15,2 milhões de dólares de aumento em relação a 2019. Segundo a ABEMEL - Associação Brasileira dos Exportadores de Mel, as consequências da pandemia  incentivaram a adoção de hábitos de alimentação mais saudáveis e, consequentemente, uma maior procura por mel em nível mundial.

É um  cenário positivo no que tange as exportações brasileiras, principalmente considerando que 60% da produção de mel no país se destina ao mercado internacional, com a maior parte (54% do total) exportada para a América do Norte, de acordo com a ABEMEL. Ademais, fica evidente a dependência da comercialização da oferta para o mercado externo, sendo reflexo de menores hábitos de consumo por parte do mercado interno, no qual as indústrias optam pelo uso de açúcares semelhantes de menor custo.
O mel natural brasileiro cresceu progressivamente em quantidade exportada entre 2015 e 2021, e tem como principais destinos os Estados Unidos , Canadá e países da União Europeia (UE) - que, como bloco, já foi a maior importadora de mel do mundo, comprando 200.000 toneladas do produto em 2016 -, de acordo com dados apresentados pela ABEMEL e pela UE.

Por ser considerado por muitos brasileiros ainda como remédio, o mel passa a ser consumido em menor quantidade nacionalmente. Este fator é o principal impulso para que diversas empresas do ramo exportem seu produto. Em 2020 o mercado internacional se mostrou receptivo a estas empresas, com um crescimento, em valor, de 39,6% nas exportações de mel e cera de abelha entre janeiro e julho em comparação a este mesmo período de 2019. Em 2020, foram mais de 45.600 toneladas da produção para o mercado externo, um aumento de 50% em relação a 2019, quando o volume ultrapassou 30 mil toneladas, segundo a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel.

No Brasil, alguns estados são destaque na exportação de mel e representam o crescimento no setor. No Ceará, as exportações cresceram em 35% entre janeiro e setembro de 2020, em comparação ao mesmo período no ano passado, segundo o Governo do estado. Contudo, é o Paraná que lidera o setor, com um avanço de 57% no primeiro semestre de 2020, comparado ao volume exportado no mesmo intervalo de 2019.

Para obter sucesso nas exportações, também é importante observar as tendências e demandas do mercado. Na comercialização de mel, os consumidores têm se preocupado cada vez mais com a origem dos produtos e procuram por alimentos orgânicos e naturais. Nos Estados Unidos, por exemplo, segundo o jornal estadunidense The Economist, a demanda por mel aumentou, mas a produção não seguiu o mesmo ritmo e, por isso, as importações - incluindo as vindas do Brasil - cresceram. Entretanto, o produto é um dos mais fraudados no país - devido aos baixos preços e a capacidade de suprir a demanda -, o que torna a exigência dos consumidores maior no momento de identificação e comprovação da autenticidade do mel.

De acordo com a ABEMEL, o diferencial do mel brasileiro no mercado externo é justamente o mel natural orgânico, sendo o único produtor global deste tipo de produto por anos. Porém, com o aumento da presença de produto falsificados, mais países, como México e Argentina, passaram a se preocupar em certificar e garantir a autenticidade de seus produtos. Essa maior concorrência enfatiza a necessidade dos produtores brasileiros observarem e se adaptarem às exigências do mercado consumidor.

Considerando os avanços do mel brasileiro internacionalmente e a consolidação de um mercado externo mais adepto ao produto, esse é um bom momento para considerar novos destinos promissores e investimentos no exterior. Porém, sabemos que esse é um processo complexo e que requer conhecimento prévio. 

A Elmond International , fornece a assessoria completa sobre as  tendências de consumo para a melhor inserção do mercado internacional. Além disso, indicamos o destino mais promissor, com nosso Estudo de Mercado, e realizamos os Planejamentos Burocrático, Logístico e Financeiro, para que seja possível o preparo antecipado para a operação e para que esta ocorra dentro dos conformes legais e sem grandes imprevistos.

Quer saber mais sobre o comércio exterior?  Entre em contato conosco através do tel 44 998403078   ou através do e-mail  CONTATO@ELMOND.COM.BR