CONECTANDO NEGÓCIOS E EXPANDINDO FRONTEIRAS
Oferecemos soluções personalizadas de importação e exportação para apoiar novos negócios internacionais.

EXPORTAÇÃO BRASILEIRA DE MINÉRIO DE MANGANÊS AUMENTA 9% EM 2022

O teor do minério de manganês atualmente explorado no país se enquadra nas categorias “alto” e “médio”, sendo de 31,86%.

O manganês é considerado o décimo segundo elemento mais abundante da Terra e o quarto metal mais utilizado no mundo, depois do ferro, cobre e alumínio e é utilizado de maneira indireta pela indústria, sendo essencial na fabricação de ligas metálicas,  principalmente quando combinado com o ferro, na produção de aço. Pode ainda ser utilizado em ligas de cobre, zinco, alumínio, estanho e chumbo. O Brasil possui um papel importante na produção desse metal, estando entre os maiores produtores mundiais e detentores de reservas há mais de 100 anos. Estados como Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul se destacam na extração desse minério.
No Brasil é encontrado na forma de óxidos, mas também existem depósitos de rodocrosita, espessarita, tefroíta e rodonita em Conselheiro Lafaiete (MG), Urandi (BA) e Pirosulita proveniente da Serra do Navio (AP). Hoje existem mais de 5.000 processos minerários ativos para Manganês no Brasil, sendo que 1.400 estão com alvará de pesquisa ativo e 211 tem um título autorizativo de lavra.

Depósitos minerais de Manganês - origem e formação
Os depósitos de Manganês formaram-se há milhares de anos em ambientes marinhos. Ele ocorre na natureza como óxidos, hidróxidos, silicatos e carbonatos que constituem mais de uma centena de minerais conhecidos com esse elemento em sua composição. Entretanto, apenas alguns desses minerais são considerados minerais-minério.  As maiores jazidas de Manganês estão localizadas na África do Sul, Brasil, Ucrânia, Austrália, Índia, China e Gabão.

Os principais depósitos de Manganês no Brasil são:
Mina do Igarapé Azul, localizada na Província Mineral de Carajás – PA ;
Serra do Navio – Amapá ;
Depósito de Urucum - Mato Grosso do Sul;
O teor do minério de manganês atualmente explorado no país se enquadra nas categorias “alto” e “médio”, sendo de 31,86%. As minas do Azul e de Urucum destacam-se por terem minério de alto teor – pelo menos 40%. A lavra de manganês ocorre em cavas a céu aberto na maioria das minas brasileiras (18 minas), sendo apenas uma por meio de lavra subterrânea, a Mina de Urucum (MS).

Aspectos Econômicos do minério de Manganês:
O Brasil exportou em 2022    1,22 milhão de toneladas de minério de manganês de janeiro a agosto deste ano. O valor corresponde a uma alta de 9% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram embarcadas 1,14 milhão de toneladas da commodity.
Os principais países importadores do manganês brasileiro são a China, com 281,1 mil toneladas, Argentina e Uruguai, com 134,1 mil toneladas. A demanda dos três países corresponde a 91% de toda a exportação da commodity pelo Brasil.
As exportações para outros países incluem Ucrânia, Noruega, Coréia do Sul, Índia ,México,Itália.
O Brasil tem um papel de destaque na exploração e no emprego do minério de manganês de forma global. O país se mantém entre os maiores produtores mundiais e detentores de reservas há mais de 100 anos.

A ELMOND INTERNACIONAL BUSINESS presta assessoria a  empresas de todos os portes nos processos de importação e exportação, atendendo a demandas pontuais oferecendo soluções completas e integradas.
Contamos com profissionais altamente capacitados, com larga experiência nos trâmites aduaneiros e formação multidisciplinar, para prover aos clientes consultoria especializada em Comércio Exterior e Internacional, visando obtenção de benefícios fiscais, redução de custos e otimização de processos.

Para maiores informações entre CONTATO + 55 44 99840-3078   ou através do e-mail  CONTATO@ELMOND.COM.BR